Este é de longe o melhor game de perguntas e respostas!

De todos gêneros de party games para juntar os amigos e família, talvez quizzes sejam os mais divertidos; e de todos os quizzes, talvez Knowledge is Power (Wish Studios, 2017) seja o que mais se destaca. Knowledge is Power é um jogo de perguntas e respostas recheado de carisma e humor, onde colocamos nosso conhecimento à prova em uma competição dinâmica, leve e acessível, mesmo para que nunca jogou videogame antes.

Desenvolvido para a linha PlayLink do PS4, em Knowledge is Power os controles são dispensados para usar smartphones e tablets, que permitem interações únicas, como fazer uma selfie e se “fantasiar” do personagem que o jogador escolher. A tela sensível ao toque também serve para colocar obstáculos ou livrar-se deles (falaremos disto jajá), interagir com os outros jogadores e, claro, escolher suas respostas sem que ninguém possa “colar”.

Os inúmeros tópicos são escolhidos pelos jogadores, selecionando uma de quatro portas. A que tiver mais votos vence ou, em casos de empate, o jogo decide aleatoriamente. Escolher os tópicos que te favorecem é essencial, pois Knowledge is Power se mantém no assunto no decorrer das rodadas, isto é, as primeiras perguntas afetam as opções seguintes. Por exemplo, imagine que o primeiro tópico foi “filmes”; a segunda pergunta terá opções coisas como “atores e atrizes”, “filmes famosos” ou “heróis de ação”.

Antes de responder, porém, cada jogador pode escolher um bônus chamado power play, que pode ser um obstáculo que atrapalhará outro competidor, ou até pontos extras para você mesmo. Entre os obstáculos há uma meleca que atrapalha a visão do jogador, pedras de gelo que precisam ser quebradas a fim de chegar na resposta e os nibblers, criaturinhas felpudas que embaralham as letras das respostas.

Além das perguntas comuns, há mais outros dois mini-games: juntar palavras e algo no esquema de “verdadeiro ou falso”. No primeiro, é preciso conectar os termos correspondentes, por exemplo uma frase famosa à pessoa que a enunciou; já no segundo, há duas categorias e os jogadores precisam jogar as respostas para a categoria correta e, por causa do cronômetro, as coisas podem ficar bem complicadas rapidamente.

A fase final é a mais excitante: os competidores são colocados ao pé de uma pirâmide, e quem chegar ao topo primeiro, vence o jogo. A mecânica é essencialmente a mesma, mas aqui responder primeiro é a chave para a vitória, e qualquer um pode virar o jogo nos 45 do segundo tempo e sagrar-se campeão.

Esteticamente, Knowledge is Power é um dos games mais charmosos e polidos que já tive o prazer de jogar. Às vezes eu só assisto a galera jogar, pra ficar admirando o visual. A direção de arte é excepcional, o cuidado gráfico é perceptível e as animações em stop motion dão ao game um toque genial. Cada mínimo detalhe acrescenta ao clima festivo e excêntrico do jogo, as diferentes texturas, a paleta de cores vibrantes e até a pequena profundidade de campo são elementos que somam à narrativa.

Se você e seus amigos têm costume de se encontrar para um bom multiplayer local, Knowledge is Power é obrigatório na sua biblioteca. Ver quem sabe mais sobre todos os assuntos, ao mesmo tempo que um tenta ferrar o outro, é a fórmula perfeita para o caos!

O que você acha?