Eu traduzi um jogo de videogame

Lançado em janeiro desse ano, Exodus (Ranger Studios, 2024) é um jogo plataforma metroidvania onde, na missão de resgatar sua mulher, o herói Moisés deve atravessar o deserto e explorar a pirâmide de Ramsés, metendo bala em tudo que se mexe, colecionando power-ups e enfrentando vilões sem misericórdia.

O game foi criado como desafio pessoal por um amigo meu, programador que decidiu meter as mãos na massa da Unity, por isto, a história do jogo é uma “releitura” muito desprendida e bem-humorada do livro do Êxodo, Moisés um marombado desbocado com uma metralhadora enorme, e o faraó Ramsés um ladrão de mulher metido a besta! O conceito original era de um platformer nos moldes de Super Mario World (Nintendo, 1990) com mundos diferentes como água, lava e deserto. Por mero acaso, meu amigo começou o desenvolvimento pela fase do deserto, uma coisa levou à outra e assim chegamos ao que Exodus é hoje.

Por ser um projeto pessoal e uma ferramenta de aprendizado, o desenvolvedor teve ajuda da esposa e amigos em algumas etapas. Eu dei palpites, sugestões de design, desenhei o logo do estúdio mas meu papel principal – como o título do post entrega – foi o de traduzir a história, descrições dos itens e interface de usuário para o Inglês. Porque eu não tenho acesso à ferramenta da Unity, meu amigo exportou os textos, que ele escreveu, em Português, para o bloco de notas e foi ali que eu tive que trabalhar, tomando cuidado para não apagar nenhum trecho de código sem querer 🤣. Mas esse não foi o maior desafio… o mais difícil em uma tradução é tentar entrar na cabeça de quem escreveu, descobrir o contexto de cada momento na história do game, encontrar seu “tom de voz” e, a partir disto, buscar a melhor forma de traduzir não só as palavras, mas o sentimento delas para o Inglês – claro, itens de menu são fáceis de traduzir, mas qual dos inúmeros xingamentos para “otário” que eu conheço em Inglês é o que melhor se encaixa naquele diálogo? Foi, definitivamente, um esforço criativo divertido, de estímulo do raciocínio e repertório vocabular.

Exodus está disponível por R$ 3,49 na Steam (real, é muito barato!) mas você também pode experimentar a versão demo. Joga, deixa sua opinião na Steam e, se encontrar algum erro de Inglês, me avisa aqui nos comentários!

O que você acha?